Saturday, November 24, 2007

Certo ou Errado 111P1T

A todos os interessados a correcção da ficha de avaliação.



Distinga CLI – Command Line Interface de GUI – Graphical User Interface.
CLI baseia-se unicamente na utilização de comandos, para realizar todas as tarefas do sistema operativo. Ex: MS-DOS. Ao contrario do CLI, o GUI é uma interface gráfica que se baseia em ícones, janelas e menus, sendo muito mais intuitivo que o CLI. EX: Windows Vista e MAC OSX Leopard.



Diga o que entende por TUI (Text User Interface).
TUI, consiste numa evolução do CLI, sendo muito mais intuitivo. O seu manuseamento baseia-se em primir certas teclas (números ou letras) para desempenhar a função pretendida. Ex: Bios.



Diga sucintamente o que entende por Interface.
Interface é uma forma de comunicação entre duas entidades. Interface é o que permite a comunicação Homem-máquina. Existem dois tipos de Interface: Imersiva e Não Imersiva. A realidade virtual imersiva é baseada no uso de capacetes, luvas e/ou caves; neste caso o utilizador tem uma interacção elevada com o ambiente virtual. Por outro lado, a realidade virtual imersiva apenas se baseia no uso de monitores, ou seja, neste caso o utilizador apenas tem de olhar para o monitor como se este fosse uma janela, observando o mundo virtual; nesta situação, a interacção com o ambiente não é tão boa. Podemos concluir que os níveis de Interface são caracterizados pela quantidade de periféricos que são usados.



Ciência da adaptação do trabalho ao homem, ciência que procura melhorar a actividade produtiva e o homem” - Comente a afirmação.
A afirmação que existe uma ciência que se adapta ao ser humano permitindo-lhe melhores resultados na actividade produtiva do homem. A ciência de que se está a falar é a Ergonomia.

Identifique o objectivo principal da realidade virtual RV.
O objectivo principal da realidade virtual é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adoptar essa interacção como uma das suas realidades temporais. Para isso, essa interacção é realizada com o uso de técnicas e de equipamentos informáticos que ajudam na ampliação do sentimento de presença do utilizador.



Enumere os diferentes tipos de periféricos que podem ser utilizados na realidade virtual RV.
Os diferentes tipos de periféricos são: de saída como os audiovisuais e de reacção táctil e os de entrada como os de detecção de movimento e posição do utilizador, de navegação e de manipulação.



Complete o quadro 1 que apresenta a relação entre os seus equipamentos e o seu género.
a) Visualização b) BOOM c) Ring Mouse d) Space Mouse e) Audição f) Controlo e Manipulação




Qual a diferença básica entre Realidade Virtual Imersiva e Não Imersiva?
A realidade virtual caracteriza-se Imersiva quando há a sensação de se estar presente no ambiente virtual, através do uso do maior número de periféricos possíveis, assim usufruindo de uma maior estimulação dos 4 sentidos possíveis na actualidade. ex. HMD, Cave. Na Realidade Virtual Não Imersiva verificam-se comportamentos diferentes por parte do utilizador. Neste tipo de Realidade Virtual o objectivo é apenas a visualização através do auxílio do monitor.

Diga o que entende por interactividade.
É a possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de acções efectuadas e nos seus objectos. O sistema por sua vez em função destas acções transforma e adaptam-se, criando novas situações ao seu usuário. Em suma é a capacidade de intervenção do usuário durante a execução de programas do computador.

Explique três componentes da interactividade.
Três dos componentes da interactividade são: comunicação, que é a transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema recorrendo a periféricos; feedback, cuja característica e regular a manipulação dos objectos do ambiente virtual a partir de estímulos sensoriais; adaptabilidade é a capacidade de um sistema possuir de alterar o ambiente virtual em função das acções do utilizador sobre os objectos; há ainda o controlo e a resposta o tempo de resposta e a co-creatividade.

Identifique os níveis de interactividade que podem ser identificados segundo a acção sensorial.
Segundo a acção sensorial podem-se identificar os seguintes níveis de interactividade: elevada, onde o utilizador está completamente imerso num ambiente virtual aonde são estimulados todos os sentidos do utilizador; nível de interactividade média, no qual apenas alguns sentidos do utilizador são estimulados e este exerce um controlo limitado sobre o desenrolar da acção do ambiente e virtual; por fim existe o nível de interactividade de nível baixo, em que o utilizador é parte do ambiente virtual e apenas alguns dos sentidos estão envolvidos.

Complete o quadro 2, que apresenta a relação entre os três níveis de interactividade, de acordo com o controlo exercido pelo utilizador sobre a estrutura e o ambiente virtual.
a) Limitado; b)Limitado; c)Reactivo; d)Proactiva

No quadro 3, estabeleça as ligações entre a coluna nos níveis de interactividade e respectiva descrição. a) Reactiva: As opções e o feedback não dirigidos pelo programa, havendo pouco controlo do utilizador sobre a estrutura do conteúdo. b) Proactiva: O utilizador pode controlar tanto a estrutura quanto o conteúdo. c) Coactiva: Apresenta-se possibilidades do utilizador controlar a sequencia, o ritmo e o estilo.

Distinga o tipo de interactividade linear do tipo de interactividade de suporte.
O tipo de interactividade de Suporte serve de apoio ao utilizador através de simples e pequenas mensagens de ajuda enquanto a interactividade Linear é o rumo de uma forma pré defina que o utilizador tem que seguir para efectuar uma determinada tarefa.

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