Sunday, December 9, 2007

O que os alunos escreveram

Multimédia
Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio ou animação).




De forma genérica, o conceito de multimédia pode ser definido como a utilização de diversificados meios para a divulgação da mensagem, uma forma de comunicação que engloba vários meios de transmitir a mensagem. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos, abrangem também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos digitais para a criação de apresentações empresárias, catálogos de produtos, exposição de eventos e para catálogos electrónicos com mais facilidade e economia.

A origem da palavra Multimédia vem da junção de Multus (numerosos) com Medium (meios)

Os Tipos de Media
Os textos, os gráficos, as imagens, os vídeos, as animações e o áudio são tipos de media que servem de base à criação de sistemas e aplicações multimédia.



Texto



Gráfico



Imagens


Vídeo

Animação

Áudio


Estes podem ser classificados através de várias propriedades, quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem.

Quanto à natureza Espácio-temporal os tipos de media estáticos, discretos ou espaciais agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráfico. Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço; ex: textos, gráficos

Os tipos de media dinâmicos, contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico, por exemplo, áudio, vídeo e animação, referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa. Por outras palavras, o tempo entre os elementos que constituem a informação, faz parte do próprio conteúdo.

Quanto à sua origem os tipos de media capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.

Os tipos de media sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

Modos de divulgação de conteúdos multimédia
De acordo com o modo de divulgação, ou seja, tendo em atenção a forma como são distribuídos, os conteúdos multimédia podem-se classificar em online e offline

No contexto de um website, significa estar disponível para acesso em tempo real. Num contexto de um outro sistema de informação, significa estar operacional nas funções que desempenha nesse sistema. A divulgação online significa a disponibilidade do uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efectuada através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes, tal como a World Wide Web. Também a divulgação de conteúdos multimédia, através de monitores ligados a computadores que não estão ligados a redes informáticas, cujos dados estão armazenados em disco, pode ser considerada uma divulgação online.

Vantagens de divulgação online.
Através da divulgação de conteúdos multimédia online é a possibilidade de ser acessível a uma maior variedade de pessoas.

Desvantagens de divulgação offline
Normalmente os conteúdos multimédia são ficheiros muito “pesados” com centenas de MB. Isto dificulta ao utilizador ter acesso a eles via online.

Divulga conteúdos multimédia através da utilização de suportes de armazenamento. Ao contrário da divulgação online, a divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados na divulgação de conteúdos multimédia são do tipo óptico, CD e DVD.

Vantagens de divulgação offline
É mais fácil ter acesso aos dispositivos que façam a divulgação dos conteúdos multimédia como os CD’S e os DVD’s e é fácil de os utilizar desta forma visto que os CD’s e DVD’s têm uma maior capacidade de armazenamento.

Desvantagens de divulgação offine
A desvantagem neste tipo de divulgação de conteúdos é que o utilizador tem de transportar os dispositivos com ele o que os torna menos acessível.

Sistemas de multimédia linear
É um sistema passivo onde o utilizador recebe a informação, instrução, suporte e entretenimento sem qualquer controlo sobre o conteúdo da apresentação.

Sistemas de multimédia não linear
É um sistema com um nível de transferência de informação mais elevado. O utilizador pode participar activamente na apresentação, tendo a possibilidade de optar pela manipulação de diferentes conteúdos.

A linearidade multimédia pode ser entendida como o facto do utilizador apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não podendo alterá-la nem decidir como a acção se desenrola. Existe não-linearidade multimédia quando o utilizador não está limitado a receber as informações que o computador lhe envia, pode interagir com ele e decidir o desenrolar da apresentação.

Representação Digital
Implica a utilização em multimédia de um único formato para representar todos os tipos de dados envolvidos. Nos sistemas multimédia, cada tipo de media pode ser tratado de uma forma totalmente independente de todos os outros. Todos são representados por intermédio de sequências de dígitos binários e são facilmente integráveis no mesmo dispositivo de gravação digital.

Amostragem: Consiste em recolher apenas um conjunto discreto de valores do sinal contínuo, isto é, retenção de um conjunto finito (ou discreto) de valores assumidos pelo sinal analógico. A retenção de valores realiza-se em intervalos de tempo e/ou de espaços regulares. Também conhecidos por discretização no tempo e/ou no espaço e produz um sinal que se designa por sinal amostrado

Quantificação: Converter os valores recolhidos na amostragem, apenas um conjunto reduzido de valores possíveis, isto é, processo pelo qual o sinal amostrado é convertido num outro sinal: este sinal assume apenas um determinado número de valores, pelo que a quantificação também se designa por discretização de valores ou da amplitude. O sinal quantificado já pode codificado em binário.

Codificação: Associar a cada valor um código binário. A codificação é o processo que toma cada valor resultante da quantificação e lhe associa um grupo de bits, transformando o sinal quantificado no sinal digital final.

Vantagem da representação digital
* Universalidade da representação;
* Possibilidade de utilização do mesmo dispositivo de armazenamento digital para todos os medias;
* Utilização de qualquer tipo de comunicação;
* Os sinais digitais são menos sensíveis ao ruído de transmissão do que os sinais analógicos;
* O processo de regeneração do sinal é muito mais simples;
* Quer a detecção, quer a correcção de erros de transmissão, podem ser implementados com maior facilidade;
* A cifragem da informação torna-se igualmente muito mais simples;

Nota do professor: é de inteira responsabilidade dos alunos este documento assim como as referências bibliográficas.

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Online
http://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3A9dia
http://tiposdemedia.blogspot.com/
http://marco.uminho.pt/disciplinas/TELEMEDIA/Telemedia2006_Digitalizacao.pdf http://charges.uol.com.br/
http://divulgacaodeconteudos.blogspot.com/
http://www2.ufp.pt/~lmbg/reserva/intro_mm.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amostragem
http://pt.wikibooks.org/wiki/Eletr%C3%B4nica_Digital/Sistemas_de_Numera%C3%A7%C3%A3o
Aplicações Informáticas B, Porto Editora
Tecnologias de Informação: "Multimédia e Tecnologias Interactivas" de Nuno Ribeiro, FCA-Editora de Informática, edicão I.

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