Monday, March 10, 2008

As melhores partes do trabalho DTP


A Edição Electrónica ou Desktop publishing (também conhecida pelo acrónimo DTP, do inglês Desktop Publishing), paginação electrónica que consiste na edição de publicações, através da combinação de computador, programa de paginação e impressora, consiste numa área da computação gráfica onde se executa a produção de jornais, livros, revistas, catálogos, folhetos, etc.
Resumindo são "programas vocacionados para a criação e impressão de publicações de vários tipos e formatos. São parecidos com os processadores de texto, mas estão vocacionados para a produção de jornais, revistas, cartazes, desdobráveis, cartões de felicitações, cartões de visita, calendários, capas de CDs, fichas de trabalho, testes e provas de exame, impressos de vários modelos, formulários, etc. "


Na elaboração dos documentos o utilizador cria esquemas (“layouts”) com texto, gráficos, fotografias e outros elementos gráficos, utilizando programas de paginação.


Enquanto num processador de texto não necessitamos de nos preocupar com a paginação, porque o programa vai adicionando as páginas à medida que escrevemos, pelo que temos todo o texto seguido, os editores electrónicos (DTP) trabalham página a página. Por isso, temos de calcular previamente o número de páginas que vamos utilizar e ter uma ideia do resultado final que pretendemos obter. Ao contrário do processador de texto, não é possível a colocação de notas de rodapé de maneira automática. Estas terão de ser colocadas manualmente, na localização pretendida.


Existe ainda a capacidade de um programa de computador de permitir que um documento, enquanto manipulado no monitor, tenha a mesma aparência de sua utilização, usualmente sendo considerada final a forma impressa (WYSIWYG) .
A expressão WYSIWYG é o acrónimo da expressão em inglês “What you see is what you get” cuja tradução é “O que você vê é o que você tem”. Significa a capacidade de um programa de computador de permitir que um documento, enquanto manipulado na tela, tenha a mesma aparência de sua utilização, usualmente sendo considerada final a forma impressa.

O uso inicial do termo foi relacionado a editores de texto, agora porém é aplicado a qualquer tipo de programa, inclusive os programas de edição electrónica.


Onde espiamos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_Gr%C3%A1fico#Hist.C3.B3ria_do_design_gr.C3.A1fico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_design_gr%C3%A1fico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama%C3%A7%C3%A3o#Fontes_tipogr.C3.A1ficas
http://www.tipografos.net/tecnologias/dtp.html
http://www.prof2000.pt/users/secjeste/ensinopc/Pg006320.htm
http://www.tipografos.net/tecnologias/dtp.html
http://www.scribd.com/doc/506008/Edicao-Electronica-Cristina-e-Catarina
http://pt.wikipedia.org/wiki/Layout
http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_gr%C3%A1fico
http://en.wikipedia.org/wiki/QuarkXPress
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe_Photoshop
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama%C3%A7%C3%A3o

Os trabalhos estão muito interessantes, pena é que estão quase na totalidade idênticos e sem grandes supresas, no entanto gostei da forma como abordaram o trabalho.

Nome: Classificação
Akash Manilal: 170 (pontos)
André Dias: 180 (pontos)
Bruno França: 160 (pontos)
Bruno Ferreira: 180 (pontos)
David Saavedra: 160 (pontos)
João Alberto Sousa: 160 (pontos)
Paulo Sergio Gonçalves: 160 (pontos)
Pedro Daniel: 160 (pontos)
Sabino Rodrigues: 170(pontos)
José Lopes: 170 (pontos)

No comments: