Tuesday, April 22, 2008

IA por André Dias e Bruno França


A inteligência artificial é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a descobrir métodos ou dispositivos computacionais que simulem a capacidade humana de pensar e ser inteligente. Nos últimos anos, houve uma revolução na metodologia da inteligência artificial. Agora é mais comum usar as teorias existentes como bases, em vez de propor teorias novas e fundamentar as informações em teoremas rigorosos, em vez de utilizar como base a intuição.

Muitos sistemas têm sido construídos a partir de tecnologias que eram áreas activas em pesquisa de IA, por exemplo planeamento automatizado, jogos, controlo autónomo, sistemas periciais, planeamento logístico, robótica, sistemas tradutores, redes neuronais, sistemas de álgebra computacional e chatterbots.

Chatterbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano numa conversação. ELIZA, que é uma paródia de um psicólogo numa consulta inicial, foi criada por Weizenbaum e foi o primeiro chatterbot.

O Teste de Turing, que dispõe lado a lado um computador e um humano, pedindo a um utilizador que distinga ambos, é a base do Loebner Prize, que distingue os bots que mais se aproximam dum ser humano.


Um multiprocessador é um sistema integrado de computação que envolve dois ou mais processadores capazes de executar processos autonomamente. Cada processador contém sua própria unidade de controlo e o sistema de hardware é gerido por um único sistema operacional. Associado ao multiprocessamento está o processamento paralelo, que consiste em dividir uma tarefa nas suas partes independentes e na execução de cada uma destas partes em diferentes processadores.

Redes Neuronais Artificiais são sistemas não lineares que imitam o mecanismo de processamento do cérebro humano, inclusive no seu comportamento, ou seja, aprendem, erram e fazem descobertas. São técnicas computacionais que apresentam um modelo inspirado na estrutura neuronal de organismos inteligentes e que adquirem conhecimento através da experiência.


A pesquisa por heurísticas, utilizada para saltar entre nodes numa rede neuronal, é uma pesquisa realizada por meio da quantificação de proximidade a um determinado objectivo. Diz-se que se tem uma boa (ou alta) heurística se o objecto de avaliação está muito próximo do objectivo; diz-se de má (ou baixa) heurística se o objecto avaliado estiver muito longe do objectivo.
Um nanocomputador é um computador cujas dimensões físicas são microscópicas. O campo da nano computação é parte emergente da nano tecnologia. Vários tipos de nano computadores foram sugeridos ou propostos por pesquisadores e futuristas. O objectivo é ser 1000 vezes mais rápido e armazenar 1000 vezes mais informação.

Os bio-computadores utilizam sistemas biológicos que derivam de moléculas como o ADN ou as proteínas, para realizarem cálculos computacionais como o armazenamento e processamento de dados. Já foram criados alguns bio-computadores, mas as suas capacidades, quando comparadas com as máquinas actuais, ainda são muito prematuras. Contudo são evidentes que as capacidades destas máquinas são do mais complexo e avançado que existe neste momento.

Sistema Pericial é um programa de computador destinado a executar tarefas que anteriormente eram desempenhadas unicamente por peritos no domínio de conhecimento em causa.

Biometria é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente (voz, impressão digital, assinatura, íris, etc.).

As linguagens de programação em Inteligência Artificial mais utilizadas são o LISP e o Prolog.

Bibliografia:
http://whatis.techtarget.com/definition/0,,sid9_gci514014,00.html#
http://ltodi.est.ips.pt/mmoreira/PUBLICACOES_P/introducao_redes_neuronais_1997.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_neural
http://pt.wikipedia.org/wiki/Multiprocessamento
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biometria
http://websig.civil.ist.utl.pt/msig/downloads/sp/documentos/acetatos_IV.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Heur%C3%ADstica_(computa%C3%A7%C3%A3o)
http://www.zabaware.com/home.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prolog
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bi%C3%B4nica
http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/index_centro.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Lisp_programming_language

No comments: