Friday, November 6, 2009

Deveres e Direitos



Fica disponível para consulta de todos os interessado os critérios de avaliação, aprovados para a disciplina de Aplicações Informáticas - B de 12º ano, na nossa escola.

A avaliação na disciplina de Aplicações Informáticas - B é alicerçada nos seguintes domínios:

Competências, conhecimentos, atitudes e valores que incidam sobre os seguintes objectivos:


  • Desenvolver hábitos de trabalho.

  • Aprender a reflectir, no sentido de formular juízos e encontrar soluções para os problemas com que são confrontados.

  • Aprofundar o nível de conhecimento.

  • Exprimir-se com correcção e clareza, empregando correctamente os termos informáticos;

  • Aplicar na resolução dos exercícios, os conceitos e técnicas adquiridas;

  • Recolher, organizar e interpretar informação.

  • Relativamente à língua materna, será tida em conta a capacidade de comunicação oral e escrita dos alunos, bem como a aprendizagem da linguagem técnica que a disciplina exige.

  • Desenvolver as suas capacidades de raciocínio.

  • A atitude em relação à Informática;

  • O cuidado na realização das tarefas;

  • Sentido de responsabilidade com o material;

  • Respeito nas relações inter pessoais;

  • O comportamento do aluno na sala de aula;

  • A assiduidade e pontualidade.

Formas de avaliação


  • A avaliação tenderá sempre para ser contínua e sistemática;

  • A avaliação diagnostica será feita no início do ano lectivo e sempre que necessária;

  • Utilizará diversas técnicas e instrumentos de acordo com a natureza das aprendizagens, a saber: Realização de dois (2) momentos formais de avaliação para o primeiro e segundo períodos e um (1) momento formal para o terceiro período, obrigatório para todos os alunos existindo um (1) momento formal para o terceiro período facultativo de forma a aferir a classificação final dos alunos, sendo este facultativo; Trabalhos práticos individuais e/ou de grupo; Realização de fichas de trabalho;

  • Registos de observação: (Capacidade de organização e metodologia de trabalho; Relacionamento em grupo; Participação na aula; Autonomia e destreza na utilização dos sistemas informáticos);

  • A auto e co-avaliação será feita ao longo de todo o processo ensino - aprendizagem e em particular no final de cada período;

  • A classificação dos momentos formais de avaliação será sempre quantitativa;

  • Os outros instrumentos de avaliação serão objecto de informação qualitativa;

  • Os alunos não podem ser dispensados da realização de um tipo dos instrumentos de avaliação;

  • Sempre que um aluno faltar a um momento de avaliação com falta justificada com atestado médico, o professor deverá garantir que o mesmo seja avaliado;

  • A avaliação sumativa terá em conta todos os instrumentos de avaliação e o progresso realizado pelo aluno;

  • No 3º período a avaliação sumativa interna deverá traduzir uma apreciação global do trabalho desenvolvido pelo aluno e do seu aproveitamento ao longo de ano.
Critérios gerais de correcção de testes:

Componente teórica:
São valorizados os aspectos, tais como: (Utilização correcta de termos técnico – científicos; Objectividade das respostas; Apresentação do teste; As respostas que encerrem contradições, ou não apresentem justificação, serão consideradas nulas;
Componente prática: A não utilização dos recursos adequados, disponibilizados pelos programas informáticos, para a execução das tarefas, pode descontar até 100% do valor da respectiva cotação.

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