Monday, January 31, 2011

GIMP - Bola de fogo e explosão

1. Abrir a imagem que se deseja utilizar no Gimp
2. Ajustar o brilho da imagem.
3. Duplicar a layer da imagem e mudar o modo para Overlay.
4. Criar uma nova layer, seleccionar a cor preta e utilizar o Paint Brush Tool. Vamos utilizar o estilo de nuvens [JavierZhX].abr-005, by Blazter.Começar a pintar o fumo da explosão. Utilizar os variados tamanhos do pincel para obter um efeito mais realista.
5. Agora criar uma nova layer e começar a pintar com um tom cor de laranja em cima de partes do preto. Mudar o modo da layer para multiply
6. Criar uma nova layer e pintar de novo com o mesmo tom de cor de laranja por cima do fumo, de novo (#ff5d25). Mudar o modo da layer para dodge, de modo a obter um melhorado efeito de explosão.
7. Criar uma nova layer por cima de todas e criar um circulo na base do fumo. Pinta-lo de laranja. Agora ir a Filter> Gaussian Blur e utilizar valor 25.Mudar o modo da layer para dodge. (Pode-se reduzir a opacidade caso o circulo ainda se veja demasiado)
8. Agora vamos utilizar uma imagem de explosão (by abduzeedo).
9. Reduzir o tamanho da imagem de explosão. Mudar o modo da layer da explosão para multiply. Aqui vamos utilizar uma mascara sobre a layer para ocultar alguns pedaços da imagem e tornar a explosão mais realista (neste tópico tambem se pode usar a Eraser Tool para apagar esses pedaços).Reduzir a opacidade da layer para 50%.
10.Agora para acrescentar o efeito da bola de fogo. Vamos utilizar de novo a Paint Brush Tool com os efeitos de nuvem para criar uma a bola de fogo, com um tom preto.
(Tal como fizemos no passo quatro e seis.)
11. Agora cria-se outra layer e utiliza-se o mesmo tom cor de laranja utilizado anteriormente (#ff5d25), pinta-se ligeiramente por cima do preto e muda-se o modo da layer para Multiply.
12. Vamos adicionar outra layer. Mantemos o tom de laranja e vamos pintar novamente sobre a bola de fogo. Desta vez mudamos o modo da layer para Dodge.
13. Cria-se uma nova layer. Mudar o tom para amarelo (#efe219) e pintar a ponta da bola de fogo para criar o efeito de chamas.Mudar o modo da layer para Dodge.
14. Para criar uma imagem mais apelativa, vamos criar uma nova bola de fogo. O processo será o mesmo.
15. Agora para acrescentar alguma textura. Podemos utilizar uma imagem de uma parede lisa.
16. Agora mudamos o modo da layer (imagem da parede) para Burn e reduzimos a opacidade para 50%.
17. Vamos adicionar uma nova layer, a frente de todas as outras. Com a Blend Tool, preenche-se a layer com um gradiente de Amarelo (mesmo usado anteriormente) para Preto.
18. Mudar o modo da layer para Overlay.
19. Agora para “jogar” com a luminosidade da imagem vamos usar o efeito relampago. Para isto vamos criar uma nova layer e preencher a layer com Preto. Agora vamos a Filters > Light and Shadows > Lightning Effects. Vamos mudar o modo da layer para Overlay e reduzir a opacidade para 85.
20. Estamos quase a chegar ao resultado pretendido, mas vamos acrescentar um tom ainda mais dramático. Criamos uma nova layer, por cima de todas as layers e preenchemos com o tom cor de laranja (#ff5d25). Mudar o modo da layer para Overlay.
21. Este passo é mais opcional e depende do gosto individual. Neste passo torna-se a imagem mais escura, para sobressair detalhes e dar um melhor aspecto. A escala de cores usada aqui é completamente ao gosto próprio, dando assim largas à imaginação individual.
22. Cria-se uma nova layer (podemos dar o nome de Clouds) e preenchemos com branco. Vamos a Render > Clouds > Different Clouds e usamos Detalhe 4.
23. Muda-se o modo da layer para Burn e diminui-se a opacidade para 45.
24. Para o toque final adicionamos uma layer mask na layer clouds.


Usamos a cor preta e utiliza-se o gradiente para frente para transparente na mask da layer.
Agora utiliza-se o grandiente para ocultar alguma area e clarificar ligeiramente certas partes da imagem.



Resultado Final
Esta é o resultado que podemos esperar ao fim destas transformações.

Tutorial retirado de: http://gimp-tutorials.net/Creating-Fireball-and-Explosion-effect-in-Gimp
Primeira Imagem retirada de: http://night-fate-stock.deviantart.com/art/model-7-104414540
Cloud Brushes retirados de: http://qbrushes.net/nature/cloud-brushes/
Explosão retirada de: http://imgs.abduzeedo.com/files/tutorials/Girl_in_Tempo_Tutorial_-_1_Copy_Pixelmator_Giveway_and_winners_announcement/explosion.png
Parede retirada de: http://texturebits.blogspot.com/search/label/concrete ou https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiS8fXTwCKs_iQqgtVv_eEZIcpZGIuT0_oofCKqo0J_LmR5v4lN5fiYShz5PHv3iC7A8Kr-N5cv2yaJcJRTUejDNR8mAL22ga-ahDhwPz33TfMNU7qVVYM-4vP_4ZrB7dAmOatiQIZcY2E/s1600-h/Imagen2+007.jpg

No comments: