Monday, October 22, 2007

a desenhar DFD


TRABALHOS dos ALUNOS3
Unidade 7- Introdução à análise de sistemas


Constrói o diagrama de fluxo de informação a partir das situações abaixo descritas.

SITUAÇÃO A
A empresa ABC assim que recebe, por correio, de um cliente uma nota de encomenda, juntamente com o respectivo pagamento verifica se o valor a pagar está correcta, consultando a tabela dos artigos que comercializa, caso o valor do pagamento esteja errado é devolvido a nota de encomenda e o pagamento ao cliente.

Caso contrário a nota de encomenda é enviada para o armazém onde é verificada a disponibilidade do artigo em armazém, e o pagamento é enviado para a tesouraria onde é elaborado o recibo.

A tesouraria envia o recibo para o armazém. Daqui é enviado ao cliente o recibo juntamente com os artigos mal estes estejam disponíveis. Caso não haja artigos disponíveis de imediato, o armazém comunica ao cliente para o informar da data prevista de entrega.

SITUAÇÃO B
Sempre que o Sr. Sousa, do serviço de contabilidade recebe uma nota de encomenda da secção de vendas procede à elaboração da factura.

Para isso consulta uma tabela onde estão definidos os descontos a fazer conforme o montante da encomenda. Se a encomenda ultrapassar as 100 unidades monetárias terá que ser estipulado pontualmente o valor do desconto pela gerência para se poder elaborar a factura.

A factura é enviada ao cliente e arquivada uma cópia numa pasta de facturação.

A gerência sempre que é solicitada, consulta um arquivo histórico de clientes e perante os dados das encomendas efectuadas pelo cliente em causa é que define o valor do desconto a atribuir à encomenda.

SITUAÇÃO C
Todos os dias de manhã o proprietário de um pequeno restaurante calcula o preço dos diferentes pratos da ementa desse dia baseando-se para tal na emenda facultada pela cozinheira chefe, na tabela de preços dos ingredientes, bem como nos custos fixos.

O proprietário afixa depois a ementa com os preços à porta do seu restaurante e guarda a ementa na pasta de ementas da semana.

Por outro lado, também todos os dias de manhã, o proprietário consulta as receitas disponíveis e as ementas da última semana para elaborar a ementa prevista para o dia seguinte, o qual entrega ao cozinheiro chefe.

Este aprova a ementa, para isso precisa de consultar, o armazém dos ingredientes, podendo fazer pequenos ajustes caso não haja todos os ingredientes.

Envia, então, a ementa, após análise e correcção para o empregado responsável pelas compras para que este possa gerir eficazmente o armazém.

1 comment:

Anonymous said...

???-??